sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sou jovem, não me condene por isto

Tem muita gente deixando de louvar a Deus, com cânticos, com palmas e com brados de vitória por medo do que o irmãozinho ou a congregação vai dizer a seu respeito.  Sinceramente, jovens tem se perdido dentro da igreja por falta de espaço. Muitos tradicionalistas acabam moldando a Casa de Deus segundo a própria vontade e tratam à ferro e fogo nossa juventude.   Se um jovem aplaude, ele dado a espetáculo;  se ele dança é mundano,  se ele sorri demais e faz zoações (saudáveis, ta?) ele é fanfarrão.E por aí vai...

Já em outros arraiais, algumas etapas da vida estão sendo furtadas por conta do tradicionalismo e por conta do padrão adotado pela maioria dos antigos.  Os adolescentes estão tendo que dar um salto da adolescência para a fase adulta,  infelizmente por excesso de tradicionalismo, um jovem mais enérgico e brincalhão acaba  sendo tido como arruaceiro e pecador.  Sendo que geralmente quem acusa esse perfil como sendo errado para um cristão, também não esta correto, pois se ser cristão é ter um comportamento de total letargia, com a afeição carrancuda, sem ânimo para gritar um "Glória a Deus", eu prefiro não ser.  Não creio que alegria seja pecado, nem muito menos que um comportamento mais enérgico leve alguém para o inferno.

O mais triste é que enquanto fechamos as portas para nossos jovens,  o mundo esta de braços, portas e janelas escancarados pronto para recebê-los. E esse mesmo 'mundo' é sábio o suficiente para não questionar o estilo de cada indivíduo (obs. não estou fazendo apologia comportamentos incorretos) mas sim dizendo que uma pessoa pode sim,  ser cristã convertida sem ter que perder a alegria, a energia e a vontade de fazer coisas divertidas.

É algo simples de se entender. Responda sinceramente: onde você se sentiria mais querido, num lugar onde todos te metem 'malho' e questionam até a cor do seu sapato ou em um lugar onde abraçam sua individualidade?   Logo, não é dificil entender porque temos muitos jovens deixando a igreja para estarem em lugares que os tem acolhido melhor que a comunidade de onde sairam.

Cristo teve 12 discípulos, cada um com um temperamento, um estilo de vida, um modo de falar, de vestir e etc...  Não foram feitos em uma linha de produção onde todos teriam saído exatamente iguais, pelo contrário, justamente pelo comportamento diferente de cada um é que eles conseguiram falar e serem aceitos por pessoas de diferentes comportamentos.

Que fique claro que não estou falando em trazer o mundo para dentro da igreja e transformar a igreja em um "sambalêlê", mas sim que devemos ser mais sábios com relação a algumas atitudes pois não existe pecadinho nem pecadão. Quer um exemplo prático?  Se um jovem pinta o cabelo de louríssimo, metade da igreja vai questioná-lo, dizendo que isso não fica bem para um jovem cristão, só que a maioria dessa metade questionadora vai fazer a chamada "fofoquinha santa", falando, maldizendo e criticando a criação daquele jovem, falando que ele não é convertido e etc... (quem já sofreu isso, sabe do que falo)  Só que mesmo sendo a tal 'fofoquinha santa' é pecado. Nem mais, nem menos; é pecado!

Ame mais, julgue menos!
Ore mais, perca menos!
E que Deus nos abençôe!

Só entre você e Deus

Atualmente há uma variedade de canções que declaram dependência e total entrega de nossas vidas à pessoa de Cristo.  Não são raros os versos cantados que contenham linhas como o refrão da música "Abro mão" do ministério Toque no Altar.  De fato não são  apenas canções e é preciso que se entenda e que haja um compromisso com o que estamos cantando, pois dizer para Jesus que abrimos mão de nossos sonhos, planos, prazeres e nossas vontades não deveria ser algo banal que apenas é cantado por estar escrito na letra da canção.

E como o povo gosta de criar debate sobre tudo, esse tema não poderia ficar de fora.

Por vezes cheguei a presenciar alguns irmãos comentando dessa ou daquela música, geralmente um dizendo que a canção o abençôou e outro defendendo que cantar determinada canção dentro da igreja é pecado.   Outros chegam a dizer que se o grupo de louvor entoar canções como a "Abro Mão" citada acima, estaria levando a congregação ao pecado e reforçam com questionamentos do tipo: "será que abre mão mesmo?" "Será que se entrega de verdade?" entre outros.

A meu ver, isto parece disputa de poder. Rsrs

Os irmão acabam se esquecendo do senso de unidade e partem para defender seus pontos de vista, se esquecendo de que salvação é individual, o louvor é individual, a verdade e o compromisso com o que esta sendo dito à Deus  é algo individual.

Quando abro minha boca para dizer que "abro mão dos meus sonhos e planos, carreira e familia, e abro mão das riquezas e até mesmo abro mão da minha vida por Cristo" - Aqui pra nós: é um problema meu!  Isso é algo individual!  Cabe somente a Deus julga qual a sinceridade com a qual estou dizendo isto; e esse mesmo Deus que conhece minhas fraquezas sabe se na hora da prova eu recuaria ou cumpriria o que cantei, mas ainda assim Ele é o único que tem como medir se realmente cantei com um coração comprometido em espirito e em verdade ou simplesmente cantei um Hit de Sucesso.  E assim é também com você. Ninguém jamais pode olhar para você e dizer que você esta louvando e adorando de verdade ou somente cantando uma musiquinha da moda. Isso é entre você e Deus.

Pense nisso e não se entregue julgo, antes louve e exalte ao Senhor
e ore pelo crescimento espiritual dos irmãos.

Um abraço,
Fike na P@Z!

Nosso Som