sábado, 27 de abril de 2013

Pelo Fruto Se Conhece a Árvore (Mt 12)

           Antes de mais nada, gostaria de dizer que não trato pessoas nem denominações nessa postagem, apenas utilizo de exemplos notoriamente explicitos em nosso dia a dia para abordar o assunto.

Comumente temos visto na grande mídia um crescimento frenético espaços fretados por inúmeras denominações regiliosas para transportar o evangelho até nossos lares. Por semelhante modo, vemos o número de "evangélicos" disparar acada pesquisa realizada.

Me questiono (e convido você a fazer o mesmo), quando leio notícias como esta ou paro para perceber o 'boom' de programas tipo: show do milagre ( atenção eu disse "do milagre" e não "do milhão")  penso não estarmos falando do mesmo evangelho, muito menos do mesmo de Deus.
A bíblia (que é a palavra de Deus) tem um conteúdo subversivo, de modo algum ela prega a ideologia "Maria vai com as outras" e Deus é qualitativo e não quantitativo.

Em 2012, o IBGE apontou crescimento de 61% em dez anos. Isso deveria deixar os evangélicos felizes? Muito pelo contrário, até mesmo o fato do constante "crescimento" dos evangélicos nas pesquisas, deveria acender um "sinal amarelo" pedindo mais atenção dos cristãos. Hoje é moda ser evangélico e qualquer um pode se dizer crente.

Já parou pra pensar como foram formuladas as perguntas para essas pesquisas? Ninguém pergunta: "Você é membro de alguma denominação?" ou "Sua profissão pública de fé foi em qual igreja??"  Isto porque se fizessem dessa maneira o resultado não renderia 'ibope',  pois somente pode dizer que é da igreja "a" ou "b" quem for membro de fato e mesmo que a pessoa frequente mil vezes uma certa igreja, ela ainda será um visitante. Para os pesquisadores é mais fácil perguntar se a pessoa é de alguma religião, daí a resposta tão curta como vazia: Sou evangélico.(não generalizando, mas a maioria dos casos)    - E pior que tem crente batendo palma pra pesquisas desse tipo.
Uma pergunta que me faço: Se de fato o número de evangélicos está tão crescente (glória a Deus, aleluia) então porque não se tem notícia desse povo? Onde estão as grandes concentrações de evangelismo? Ações Sociais? Cultos em praças públicas e o maior de todos (como a bíblia diz: ) Onde esta o AMOR?

 Quem um exemplo: semana passada voltando da minha igreja, outro carro me  deu uma fechada que não fazia sentido, sem contar que colocava em risco todos os passageiros de ambos os carros. Deixei que ele avançasse e ao olhar para a traseira do carro, lá estavam três adesivos e cada adesivo com uma frase: "Nas mãos de Deus", "Servido a Jesus" e "Igreja XxxxX - membro oficial)    Cadê o AMOR e postura de CRISTÃO desse condutor?  Provavelmente deve ser um dos que responderam a pesquisa. O qual fala é que é evangélico, mas não demonstra com ações.

Também esta enganado quem pensa que o fato de existirem 'duzentos' canais 'evangélicos' na TV é motivador para a conversão do Brasil.  Na verdade, vejo isso como mais uma estratégia humana para adaptar aquilo que mais lhe agrada. Tem igreja de tudo que é jeito!

Igreja de milagre, igreja de cura, igreja de super herói, igreja do coitadinho; Tem dízimo em promoção, em débito e crédito e até parcelado em 3x sem juros. Tem igreja daquele que bate, quebra e arrebenta em nome de Jesus e tem até aquele que diz: entregar seus bens pra Jesus Não Tem Preço... e por aí vai.

A palavra nos adverte a não nos conformarmos com esse século.
Se distorcemos a palavra de Deus a ponto de ela agradar ao homem, estamos tornando-a eficiente (pois fará o templo lotar) porém não eficaz (aquela que o homem diz: 'Morri! Cristo vive em mim")

Infelizmente por conta disso, muitas pessoas estão deixando de se render a Jesus, estão renegando um desejo que muitos têm (seja 'in nato' ou mesmo adquirido durante a vida) de se converter por conta dessas discrepâncias dos nossos dias.

A cerca de pouco mais de dez anos, quando líamos uma notícia de que um pastor ou um cristão evangélico havia cometido algum crime ou delito, era o 'fim do mundo' as pessoas e a própria midia ficavam chocadas por meses, agora quando algo ocorre é como um 'dejavu'. As pessoas vêem como mais um que errou. A midia já noticia como outro evangélico que é pego no erro.

Vigiai e orai,
o dia é próximo
e vem acelerado!

Pensenisso,
Graça e paz!

Nosso Som