quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Leão, o Cadáver e o Jumento

I Rs – 13

Uma das maiores verdades deste texto bíblico é a descrita abaixo:

Este texto vai lhe trazer abertura de visão espiritual a Luz do Espírito de Deus. Acredite!

“Peço a Deus que você possa enriquecer sua vida espiritual e reavaliar seus conceitos e de como você tem conduzido sua vida espiritual e suas atitudes para com O Todo Poderoso”.

“Esta mensagem irá revelar a você o sobrenatural de Deus para com o homem, pelo ministério do amado Espírito Santo”.

v. 24 - Este, pois, se foi (o profeta), e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver
v. 28 - Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; o leão não o havia devorado, nem havia despedaçado o jumento.

Após meditar no texto de I Rs-13, perguntei ao Senhor.

“Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

Bem, para que possamos enriquecer nossos conhecimentos saibamos que a palavra a bíblia é um celeiro de mensagens e revelações de Deus para o homem. Pois senão, vejamos:

Existem 105 referências da palavra leão na Bíblia;
104 referências da palavra cadáver;
71 referências da palavra jumento.

O leão

Leão é símbolo de domínio, força, poder autoridade, e justiça, tendo na Bíblia tantas referências.

►Leão é o senhor da selva;
►Leão é o mais forte dos animais;
►Leão tem autoridade sobre os outros animais;
►Leão tem um rugido, ou bramido que mete medo.

Outra coisa que me chamou atenção é o fato de que o leão não mata por diversão, só mata para comer ou se defender, o que não é o caso do relato desse texto bíblico, pois o profeta estava voltando para sua casa e a última coisa que ele queria encontrar era um leão, e se o leão estivesse com fome ele atacaria o jumento e não o profeta.

Como sabemos a figura do leão aparece na Bíblia de três formas:

1º - O leão nas mãos dos homens

Em Daniel Cap.6, vemos os homens usando o leão para fazer suas justiças ao jogar pessoas naquela cova, e interessante é que quando jogam os adversários de Daniel na cova dos leões, diz a Bíblia que antes que eles caíssem já eram despedaçados, devido a fome que os leões estavam, o que também nos mostra que leão come carne humana.

2º - O leão nas mãos do diabo

Este animal também é cobiçado pelo diabo (escrevo seu nome sempre com letra minúscula de propósito, por que ele é pequeno) como ferramenta para matar inocentes.

Em I Pedro 5:8, relata que o diabo anda como o leão, ao nosso derredor, tentando nos tragar.

Em I Sm 17, Davi relata ter matado um leão que veio contra suas ovelhas.

Em Nm 14, Sansão também mata um leão que atentou contra ele.

3º - O leão nas mãos de DEUS

Como Deus é justiça, o leão não poderia aparecer de outra maneira, senão como a justiça ou juízo de Deus para com o homem e com satanás.

Em Ap. 5:5, quando o apóstolo João chorava, por saber que estava perdido, se ninguém rompesse os sete selos, um dos anciãos lhe diz que estava ali aquele que venceu, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, ou seja, a redenção de Deus para com o homem.

Este é o caso da nossa mensagem, este leão de I Rs.13, é a justiça de Deus para com o profeta que ao desobedecer a Deus, voltando, comendo e bebendo naquele lugar, contra as ordens de Deus, colocou em dúvida a palavra de Deus.

O cadáver

Em Rm.6:23, diz que o “salário do pecado é a morte”, e desobedecer a Deus é pecar. O profeta havia recebido uma ordem de Jeová, e ao desobedecer colocando em dúvida a profecia da palavra de Deus, recebeu sua paga, a morte vinda através do leão da justiça e do juízo.

A Bíblia também relata em muitas referências (Ez.20:43) de que o pecado contamina o homem, e contraria a Deus. Em II Co. 7:1, o apóstolo Paulo é feliz em nos exortar à purificação da imundícia da carne.

O profeta que nem nome tem, quero dizer nem foi relatado seu nome, estava contaminado pela desobediência à palavra de Deus, isso fez com que o leão, ou seja, o juízo de Deus, o matasse e não o comesse, pois sabemos que o juízo de Deus é puro e verdadeiro.


O jumento

O jumento; o que teria a ver esse jumento com o contexto desse relato bíblico, pois aquele que deveria ser o almoço do leão, acaba por ficar livre, mas não tem medo do leão e fica ali junto ao corpo sem vida do profeta.

Jumento é um animal originalmente nativo do Oriente, também era um animal forte usado como transporte, pois vemos que em I Sm.25:18, Abigail vai encontrar com o Rei Davi colocando os presentes em jumentos. Em II Rs.4:24, a sunamita vai de Suném ao monte Carmelo, cerca de 40 km, montada em uma jumenta, para ter com Elizeu. Mas existem dois tipos de jumento, o domesticado e o selvagem;

Jumento selvagem

O jumento selvagem (Gn.16:12) não obedece ninguém, vive a mercê de sua natureza, anda por lugares áridos, é solitário. Hoje é o que mais encontramos dentro das igrejas, crentes que não gostam de obedecer a seus pastores, não conhecem e nunca leram Hb.13:17. Estes, qualquer hora encontrarão com o leão da justiça.


Jumento domesticado

Jô tinha 500 jumentas, (Jó.1:3) que lhe davam muito leite, e não precisa ser um retireiro, (homem da ordenha de leite) para sabermos que só se tira leite de jumenta mansa, e diga-se de passagem, leite de jumenta é riquíssimo em vitaminas, alguns dizem servir até como remédio.

José e Maria que estava grávida, foram de Nazaré a Belém (Lc.2:4e5) para o recenseamento.

Também sabemos que o nosso amado JESUS andou em um jumentinho (Mt.21:07).

Querido irmão, jumento domesticado é obediente. Era esse animal que o profeta morto pelo leão estava montando, um jumento obediente, manso, domesticado.

Conclusão:

Bem se o leão representa o juízo de Deus, o cadáver represente o servo desobediente e contaminado, então o jumento é a representatividade da obediência, o que me leva a crer que a minha pergunta, agora após essa maravilhosa reflexão, agora já tem resposta.

“Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

A resposta é que o leão do juízo, não comeu o profeta desobediente por que este estava contaminado, e também não comeu o jumento por que este era a obediência de Deus, senão vejamos:

“O juízo de Deus não se contamina, antes sendo puro”.
“O salário do pecado do servo sempre será a morte”.
“A obediência a Deus nos livra do juízo de Deus”.

OBS:
Texto recebido por email, infelizmente não copiaram o autor.
"Amado irmão, embora seu nome não tenha sido citado, sem dúvidas DEUS o conhece e sabe exatamente o propósito pelo qual lhe enviou esta mensagem".

Verdadeiramente, Deus é imutável! Nada O poderá contaminar!
O salário do pecado... Já sabemos! Morte! Morte! Morte!
E a obediência a Deus, sim, nos livra do Juízo e nos transporta para seu sublime amor!

Oro para que os Jovens e Todos que acessarem este Blog entendam isto e ponham em prática!


Um forte abraço,
Que Deus o Abençôe ricamente.

Nosso Som