sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sonho de Ícaro

Olá, você deve estar surpreso com o título desta postagem mas, leia com atenção e medite em cada linha e verás que mesmo sendo um mito greco-romancista, nos fala muito sobre as atitudes e motivações humanas.
Boa leitura e que Deus o abençôe.

Por incrível que pareça o sonho de Icaro não era voar. A história foi um pouco alterada, mas segue assim:

Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas, cujo maior feitos foi o labirinto do palácio do rei Minos de Creta, para aprisionar o Minotauro.
Ícaro ajuda Ariadne, a filha de Minos a fugir com Teseu, provocando a ira do rei que, como punição, ordenou que Dédalo e seu filho fossem jogados no labirinto.
Dédalo sabia que sua prisão era intransponível, e que Minos governava mar e terra, decidindo então que deveriam fugir pelo ar. Projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar.

Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las.

Eles primeiramente se sentiram como deuses que haviam dominado o ar. Passaram por Samos e Delos à esquerda, e por Lebinto à direita.

Ícaro deslumbrou-se com poder voar e com a bela imagem do Sol e, sentindo-se com vontade de estar na mesma altura que o sol, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder.
A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar.
ìcaro foi enterrado por seu pai numa ilha e chamou-a de Icaria em sua memória.

O sonho de Icaro era a liberdade e poder para estar onde queria e alcançar maiores alturas, se igualando a quem estava mais alto. Nesse caso o sol.

Em muitos casos vemos acontecer a mesma coisa como os homens, não é?
Por vezes nosso Pai nos abençoa dando asas como de águias e nos permitindo crescer na terra, sendo prósperos e até bem sucedidos financeiramente.

E o que acontece?

Muitas vezes somos invadidos por um sentimento de autosuficiência que acabamos nos enganado por pensar que é mérito nosso. Acabamos tirando a glória que é somente de Deus e colocamos em nós mesmos ou em outros homens, alguns atribuem a imagens e etc...

Não que Deus se alegre com isto, mas por vezes o Sol da Justiça precisa derreter a "cera" de nossas asas para mostrar-nos que " é pela graça que somos salvos, mediante a fé, e isto não vem de NÓS mas é dom de Deus!

Então meditemos na 1 PEDRO 5:6
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. e Mateus 20:26-28 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Que Deus ilumine nossas mentes e amoleça nossos corações em Cristo Jesus

4 comentários:

Paulinha Allemand disse...

Muito sábia esta comparação. E emocionante também pois mexe com os desejos de liberdade e de sempre querer glória e reconhecimento por parte dos outros.

Que Deus abençoe esta equipe.
Fiquem com Deus.

Absalão Souza disse...

cara muito diferente essa idéia da mitologia para ilustrar conceitos bíblicos. D+!!

Continue assim com essa criatividade em prou do reino.

abs.
Absalão

Hermínia nadais disse...

Uma meditação excelente! Obrigada!

Escritor de Textículos disse...

Cara, curti muito seu blog. E alguns blogueiros estão se reunindo para formar parcerias, a fim de que os blogs cresçam rapidamente tomando grande proporções. Acabei de fazer esse outro blog. A parceria se forma quando voce coloca o banner de outro blog na lateral direita da sua página inicial. Se estiver interessado, mande um comentário no meu blog passando seu email ou msn para conversarmos. Abraço
http://nenxosaco.blogspot.com/

Nosso Som